Meu nome é Júlio César de Siqueira Barros. Moro no Rio de Janeiro, onde me criei e nasci (em 1963). Tenho alguma formação acadêmica nas áreas de Língua Inglesa e Biologia, em especial Bacteriologia Clínica, área em que concluí um mestrado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, o que acabou me possibilitando um bom contato com questões como: origem da vida, genética, evolução, filosofia e história da ciência.

Algumas de minhas áreas de interesse "intelectual" principais são: ciências em geral; filosofia da ciência; física, em especial quântica e relativística; biologia evolutiva e microbiana; funcionamento do cérebro; computação, inteligência artificial e vida artificial; lingüística; história mundial e brasileira sob enfoque marxista; astronomia e cosmologia; experiências de quase-morte (near-death experiences - NDE), experiências fora do corpo (out-of-the-body experiences - OBE); relação entre a mente e o corpo (entre o mental e o material); consciência; e com certeza mais algumas que esqueci.

Partindo originalmente de uma bagagem católica sincera e fervorosa, e passando posteriormente por uma fase mais solidamente kardecista, me encontro atualmente em uma postura de achar que, nesse Universo louco que habitamos, tudo é possível... Vida após a morte, morte após a vida, existência de Deus, ou apenas o mundo dos ateus. Minha intuição me inclina, contudo, a ter um sentimento de que existem de fato certas verdades consoladoras básicas, que para mim seriam a continuidade da consciência além da morte física (mesmo que não eternamente) e reencontro com os entes queridos, e a existência de uma solidariedade benévola universal.

Desde 1978 estudo a fundo o Kardecismo, ainda que de modo esporádico até 1998. Para criar o site "Criticando Kardec", iniciei em 1998 um estudo sistemático e altamente atento das obras de Kardec, de todas elas (todos os livros, ou seja, o "pentateuco" mais "Obras Póstumas" e "O que é o Espiritismo"). Também adquiri a Revue Spirite de todos os anos em que Kardec esteve vivo, junto ao IDE, São Paulo (tradução de Salvador Gentile). Chequei diversos trechos potencialmente problemáticos junto às fontes originais em francês, e adquiri o Livro dos Espíritos primeira edição, que havia sido editada apenas em 1957 (só recentemente a FEB lançou nova edição, desta vez com tradução de Evandro Noleto Bezerra). Efetuei também muitos e difíceis estudos adicionais, nos campos da biologia evolutiva, neurociência da cognição, estudos da consciência, parapsicologia, "ceticismo moderno organizado", física, etc, de modo a me respaldar em minhas posições. Só iniciei o site em 2002, já com quatro anos de tais estudos intensos e metódicos. Mesmo assim, ninguém é perfeito. E vez por outra, erros meus são ou identificados por mim mesmo, ou apontados por outros...

Gostaria, sinceramente, de ver a humanidade avançar de modo mais seguro sobre o conhecimento de algumas dessas coisas no futuro breve. E acho mesmo que há uma possibilidade razoável de que isso se dê!

A todos os que acessarem este Site, os meus mais sinceros votos de felicidade e sucesso,

Júlio Siqueira.
Janeiro de 2014.
Juliocbsiqueira2012@gmail.com