Richard Dawkins: um Cético "do Mal"...
Dawkins é conhecido como o pitbull do neo-darwinismo (isso em paródia à alcunha conferida ao darwinista contemporâneo de Darwin, Huxley, que era conhecido como o bulldog do darwinismo). Ele é um zoólogo muito respeitado, e autor de vários livros de divulgação da ciência e da evolução biológica para leigos. É membro do CSICOP...
Dawkins é um cético raivoso. Ele afirma em seu artigo de 1998 (um ano após o livro "The Conscious Universe" ser publicado, do respeitado pesquisador parapsicológico Dean Radin; até me parece uma mensagem direta de Dawkins a Radin - não confundir Radin com Randi...) What’s Wrong with the Paranormal? (disponível neste link): "The paranormal is bunk. Those who try to sell it to us are fakes and charlatans, and some of them have grown rich and fat by taking us for a ride." ("A paranormalidade é uma fraude. Aqueles que tentam nos vendê-la são fraudadores e charlatões, e alguns deles ficaram ricos e gordos nos levando nesse engodo."). Da maneira como Dawkins coloca as coisas, a crítica dele se extende até a pesquisadores parapsicológicos sérios e respeitados como Dean Radin e Jessica Utts. Curioso que não é isso que pensa um dos céticos de maior gabarito no mundo em questões de metodologia de pesquisas em parapsicologia, Ray Hyman. Palavras dele:
"In recent years, the two strongest arguments for the reality of ESP and PK have been put forth by Jessica Utts and Dean Radin." (Quote of Ray Hyman, Ph.D., Prof. of Psychology University of Oregon and Chair Parapsychology Committee, CSICOP - Above quote is from the written abstract of a talk Professor Hyman gave in February 1998 in Silicon Valley, which Dean Radin attended.). ("Em anos recentes, os duas mais fortes argumentações defendendo a realidade da Percepção Extra Sensorial e da Psicocinesi foram apresentadas por Jessica Utts e Dean Radin" - citação de Ray Hyman, Ph.D., Prof. de Psicologia da Universidade do Oregon e membro diretor da área de Parapsicologia do CSICOP, Comitê Para Investigação Científica das Alegações de Paranormalidade - A citação acima foi retirada de um resumo escrito da palestra que o Professor Hyman proferiu em fevereiro de 1998 em Silicon Valley, à qual Dean Radin compareceu). Trecho extraído deste link.
Igualmente, o respeitado cético James Alcock se referiu aos pesquisadores parapsicológicos sérios e proponentes de psi como estando "do nosso lado", ou seja, como estando fazendo ciência verdadeira, em artigo ao Journal of Consciousness Studies em 2003, na edição especial entitulada "Psi Wars".
Três artigos de Dawkins são especialmente ofensivos, exagerada e desnecessariamente (e também contraproducentemente...) às religiões: "A Ciência é Uma Religião?", "O Quê Há de Errado Com a Paranormalidade?", e "Os Mísseis Desgovernados da Religião".
No artigo "Is Science a Religion?" (A Ciência é uma Religião?), que curiosamente foi por ele proferido como discurso ao receber o prêmio de "Humanista do Ano" por uma instituição "humanista" dos EUA (entenda-se "Humanista do Ano" como eufemismo para "Ateu-Materialista do Ano"...), Dawkins se utilizou de um trocadilho chulo para se referir à opinião de uma astrônoma que havia participado de um programa de Natal, junto de um padre e de um astrólogo. Pelo que Dawkins narrou, não pareceu que ela defendesse no programa a astrologia, mas apenas que ela aventasse a possibilidade de alguma conjunção de astros ter criado aquilo que hoje é descrito como a "Estrela de Belém". Em seu discurso no púlpito da igreja materialista "humanista", o pastor fundamentalista Dawkins não mediu palavras. Condenou-a nos seguintes termos:
"...but the astronomer was a supposedly respectable astronomy writer,and yet she went along with this! All along the route, she talked about the portents of when Saturn and Jupiter were in the ascendant up Uranus or whatever it was." ("mas a astrônoma era supostamente uma respeitável escritora de astronomia, e mesmo assim ela seguiu com aquilo! Ao longo de toda a rota, ela falou a respeito dos presságios de quando Saturno e Júpiter estavam no ascendente em direção a Urano ou sei lá o que.").
Inocente o trecho dele, não parece? Contudo, há algo escondido aí aos olhos dos não nativos da língua inglesa. O termo up Uranus é um jogo de palavras chulo e popular nos Estados Unidos e na Inglaterra, entre up Uranus e up your anus ! Anteriormente eu interpretava esse trecho como ele "mandando a mulher em questão tomar...". Mais provavelmente, a expressão é na verdade uma espécie de "raio que os parta" extremamente mais chula. Ou seja, o Humanista do Ano acha que o simples fato da pobre mulher ter participado de um programa e se posicionado favoravelmente à existência dos Reis Magos é motivo suficiente para ele se referir a ela de modo nada... cavalheiro.
Qual o problema de Dawkins então? O problema dele é que ele não entende que apesar de haver imensas mazelas fruto da religião e da religiosidade, há também coisas boas. Ele ataca as religiões como se fossem pura e simplesmente demônios. Ou seja, o ataque dele é um verdadeiro jihad (guerra santa) do materialismo contra o não materialismo. E ao fazer isso ele substitui uma religião por outra, sem que haja ganho nenhum para ninguém e nem para sociedade alguma.
Infantil e Lamentável...